Antropologia e Sociologia -as relações de cultura e educação.

 Segundo Edward Tylor, que foi um dos primeiros antropólogos culturistas existentes, a cultura seria definida por um conjunto de conhecimentos, hábitos, leis, artes e costumes adquiridos pelo homem, como um membro de um grupo, ou sociedade. Indica comportamentos, crenças, e verdades consideradas por um grupo.  Cultura significa modo de vida; jeito de viver, de acordo com aquilo que é imposto pela família, país, sociedade.

      O Ser Humano tem a capacidade imensa de construir cultura, e conhecimento e obter informações; pela sua capaidade cognitiva e mental. Segundo Tylor, a cultura não é genética.


EDUCAÇÃO E CULTURA- através da educação, é possível transmitir a cultura de geração em geração. Educar, desta forma, significa ensinar uma visão sobre a vida e a realidade, saber disto, é essencial para que haja respeito entre s pessoas diferentes, ou seja, de culturas diferentes. Cultura, refere-se a forma de enxergar o mundo como um todo, suas opiniões e conhecimentos, através de si mesma, ou o ambiente na qual uma pessoa interage.

DIVERSIDADE CULTURAL-a cultura é essencial par que haja comunicação e troca de informações ; entre grupos diferentes; e constrói Relacionamentos. a cultura é adquirida e recebida. indivíduos de culturas diferentes podem  ser facilmente identificados por sua forma de agir, se vestir, falar e etc.Introdução: Sobre o Trabalho Neste trabalho, será abordado o conjunto de informações essências para se compreender a educação, e a sua ligação com a realidade social, e a sua relação com o estudo Antropológico. A antropologia (do grego, anthropos, "homem"; e λόγος, logos, "razão", "pensamento", "discurso", "estudo") em si, é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características físicas do homem. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações das propriedades físicas do ser humano. Visto isto, será mostrado a importância de compreender o conceito da educação e o que ela representa dentro da construção de um indivíduo social, que troca experiencias e informações com os demais grupos socias; incluindo, a sua visão de mundo, as suas crença se comportamentos, ou seja, o tipo de cultura que lhe foi ensinado, assim, como o poder que a consciência de um grupo exerce sobre um único ser pensamento, sobre a consciência individual. Antropologia: Aspetos antropológicos da Educação Tudo começa no homem, no ser humano, que é dotado de sua imensa capacidade cognitiva. Constrói, através disto, a sua própria cultura, sua visão de mundo e a sua realidade. Edward Tylor, foi considerado um dos primeiros antropólogos culturistas existentes, desde o inicio deste termo. Segundo ele, a cultura seria definida por um conjunto de conhecimentos, artes, hábitos, leis e costumes, adquiridos pelo homem como pertencente a um grupo, ou seja, como um membro e uma sociedade especifica. Refere-se aos comportamentos, crenças e verdades consideradas por um mesmo grupo. O Termo cultura, significa o modo de vida, o jeito de viver, particular de acordo com aquilo que é imposto pela família, sociedade ou país. A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia. Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo. Através da educação, por exemplo, é possível transmitir a cultura, de geração para geração. Educar significa ensinar uma visão sobre a vida e a realidade; saber disto é essencial para que haja respeito, entre pessoas diferentes, e como resultado, para que as demais culturas sejam respeitadas, igualmente. O fato de enxergar o mundo como um todo, de forma única e exclusiva, as suas opiniões e conhecimentos particulares, não devem necessariamente causar conflitos, de acordo com um olhar antropológico.O Responsável criador de uma visão antropologica da educação, foi Emile Durkheim, tendo como meta uma ciencia nova: independente, autônoma, e diferente das outras, clara e muito objetiva, direto ao ponto principal, de cada questão, dentro do estudo. Segundo a sua visão e percepção, para que seja possível a entrada de um indivíduo na sociedade, é preciso que haja educação, sendo esta a base necessária para a comunicação com os outros indivíduos, de uma determinada sociedade, possibilitando inclusive a sua compreensão e o convívio com a mesma. Sendo assim, a educação é a chave de acesso do indivíduo se preparando para o social. De fato, não existe uma forma única e correta da educação; esta varia de acordo com a região, época, tempo, na qual os individuos estão inseridos. A educação começa em um planejamento coletivo, a apartir de sistemas de pensamentos e estudos concretros, e assim é realizada, de forma objetiva e direta. Estes sistemas são sempre formados no passado, e são transmitidos com um padrão específico, (da sua forma inicial) de geração para geração. Os individuos de idade avançada, transmitem a educação para o individuos de menor idade. Ao definir a educação, deve-se ter como base, uma geração adulta, que exerça seu sistema de aprendizagem pra a segunda geração (mais jovem), para que exista a transmissão da mesma. Existem duas categorias de sistemas educativos, o sistema uno; aquele que aplica um único padrão, do qual todos tem acesso. E o sistema duplo; aquele que depende da classe social, ou seja, o acesso é restrito.



Muitas vezes, a sociedade determina o indivíduo ideal, o jeito certo de ser, de observar (sua própria a realidade), de estar entre os outros, e de ter (possuir bens, posses, etc). Consequentemente, isto gera a padronização daquilo que todos devem ser, de acordo com o que a sociedade espera destes. Em cada meio social, existe um ideal próprio, préimposto e determinado. Aspectos mentais, e físicos para determinado grupo/família/ou sociedade são idealizados. Além disso, a partir dos espaços públicos se costuma ocorrer todo tipo de interação social, desde atividades do cotidiano, como a educação de pais para filhos, atividades infantis e de adolescentes, conversas variadas, situações de vendas de produtos, resolução de problemas com violência e brigas. Assim, a partir dos espaços públicos, abertos a população em geral, a vida acontece e são estabelecidas relações sociais distintas, de modo que, tais interações propiciem a solidariedade de convivências humanas mais aquecidas. No século XIX, as curiosidades inerentes ao comportamento humano e social tomaram maior relevância, sobretudo, acerca das concepções dos indivíduos e das suas relações com a sociedade, a partir daí, então, o estudo da sociologia ganhou maior destaque mediante um método científico construído pelos pensamentos intelectuais de diferentes autores e críticos sociais do século XIX, que procuram analisar as mudanças vivenciadas pelas sociedades capitalistas, principalmente a partir de suas estruturas religiosas, econômicas, sociais e políticas. Esses intelectuais são Augusto Comte (fundador da sociologia e do pensamento positivista), Émile Durkheim (que analisa questões sobre trabalho, educação), Karl Marx e Friedrich Engels (que analisam as questões sociais e econômicas e do método do materialismo histórico) e Max Weber (analisa estruturas da sociedade e da ação social) são os principais representantes pelos fundamentos científicos da investigação sociológica. Nota-se que através destas áreas de estudos, é possível a aproximação e definição daquilo que a educação traz na vida dos indivíduos dentro de uma sociedade, um país e uma nação, pois tanto na sociologia, como na antropológica, existe analise de comportamentos e a compreensão da mesma.

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