Psicologia Clínica Hoje e amanhã

 Psicologia Clínica Hoje e amanhã 

 O freudismo, que fundamentou e alicerçou o pensamento psicológico do século XX, está desaparecendo lentamente.  Suas ideias foram absorvidas em uma psicologia clínica geral que é dominada por práticas humanistas baseadas mais em uma perspectiva contemporânea, cujos maiores representantes são: Carl Rogers e Albert Ellis. 

 Não só Freud, mas também Jung, do qual já tratamos, estão desaparecendo das novas correntes teóricas da psicologia e psicanálise.  Jung e sua teoria do inconsciente coletivo; está abrindo espaço para novas abordagens teóricas. A psicologia humanista constitui a base da prática clínica moderna, especialmente na forma de uma mistura eclética entre a nova escola e os representantes da anterior.  A psicologia social tornou-se ua mistura de preocupações humanistas e pesquisas experimentais inventivas. Infelizmente, ela rejeitou suas raízes fenomenológicas e empíricas. 

 Foram incorporadas a essa ciência outras disciplinas, como a psicologia da personalidade e do desenvolvimento.  Elas seguem o mesmo padrão como a psicologia social, buscando a resposta para os fenômenos nos fatores externos à psique humana. 

 A mais nova representante dessa ciência é a psicologia do desenvolvimento, que se tornou cada vez mais aplicada, especialmente, é claro, em relação à educação.  A fenomenologia, como método de estudo, tornou-se parte essencial dos métodos avaliativos qualitativos. Em outras palavras, ao invés de se preocupar com índices e estatísticas, essa abordagem procura respostas a partir da observação. 

 Estes métodos tornaram-se populares em determinadas áreas, especialmente na educação e na enfermagem, e em certas orientações, como o feminismo e o conceito contemporâneo de ―multiculturalismo‖.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maçã Dourada de Afrodite

Oração de Libertação Emocional.